quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dica de Leitura.

Jakob Wassermann


Estou lendo “O Homenzinho dos Gansos” do escritor alemão Jakob Wassermann (1873-1934). Confesso que o personagem principal, o músico Daniel, está me causando um pouco de angústia. Isso por que me identifico com seus dilemas. Ele é um jovem músico que deseja viver apenas se dedicando, de corpo e alma, a sua arte, sem dar muita atenção à vida prosaica. Porém, acho que na época em que se passa a estoria, o séc. XIX ,havia menos liberdade do que hoje, e um pouco mais de chance de viver de arte.

É impressionante a profundidade com que Jacob Wassermann descreve seus personagens. Nunca os personagens de um livro me pareceram tão reais e familiares. Ainda estou no começo do livro e já indico a todos. Acho que não é toa que Wassermann seja considerado o Dostoievski do séc. XX.

Felipe Stefani.

Nenhum comentário: